terça-feira, 8 de abril de 2014

Opinião pessoal sobre o PL 4546/12 que visa regulamentar o paintball e airsoft no brasil

Faz algum tempo que discutimos sobre o futuro do nosso hobby/esporte, mas pelo decorrer das coisas a situação pode piorar e muito.

Se o PL 4546/12, do deputado Alexandre Leite (DEM-SP) passar a situação dos jogadores vai piorar e muito.

Como já disse esse PL só visa beneficiar associaçõezinhas, já que o ponto principal do texto diz que para praticar o nosso hobby os jogadores deverão ser registrados a estas "pseudos associações e federações".

O Pl ñ fala, ñ se preocupa, nem relaciona nenhuma questão sobre segurança e uso indevido. ñ esclarecendo qual é o limite de seguro para uso, como uma determinação sobre o limite de força para as armas de pressão, tanto de airsoft como paintball.
Ponto esse que tb ñ faz parte da preocupação das associaçõezinhas existente.

O PL 4546/12, apenas diz que para adquirir o comprador deverá ser maior de 18 anos e registrado em uma federação de paintball ou de airsoft, que as armas de pressão terão que ter ponta laranja ou vermelho vivo e para importar será preciso pedir a CII. O que até aqui ñ muda nada, nenhum beneficio. Na verdade só beneficio mesmo é para as associações/federações, já que tu vai ter que entrar em alguma e pagar, ai sim vai poder ter a tua arminha de pressão.

Um ponto interessante é que o PL 4546/12 diz é que ira existir Certificado de Registro de Desportista de jogos de ação( categoria que já existe a um bom tempo), mas ñ diz se isto será obrigatório a todos.

Se o CR for obrigatório, isso sim é um avanço, sendo na minha opinião o único ponto positivo, mas como o texto é conflitante ai ñ dá para ter certeza.

Agora o fato de ter que pagar "bijuja" para "federaçãozinha" é literalmente um assalto, já que são os jogadores que vão ter que sustentar esses espertalhões.

O fato é que é um projeto de lei vazio, muito mau embasado e que ñ visa a regulamentação do nosso esporte, visa a construção de mais teta para alguns bezerros mamarem.

Se o objetivo do PL fosse regular o paintball e o airsoft eles ñ teriam posto o artigo sobre filiação e ñ teriam se baseado na lei americana que diz que arma de brinquedo tem que ter a ponto laranja. ( nos EUA a ponta laranja é lei pq eles vende esses brinquedos em tudo que é lugar, do wall-mart a quitanda da esquina).

Se o PL fosse sério eles poderiam ter se baseado no modelo inglês ( para quem ñ sabe a Inglaterra é o desarmamento da população ordeira lá é lei), que regula o brinquedo pelo poder letal dele, ou seja pela força de estrago, sendo que armas de airsoft são permitidas, reguladas e legais, mas o teto da força delas é de 350fps (medidos com bbs de 0.20g). Sendo que qualquer um que for pego com arma mais forte que isso responde criminalmente por porte ilegal de arma de fogo.
Ou seja, vira crime e com punição séria. Isso sim é regular o esporte, ñ apenas exigir filiação ou ponta laranja.
Como este ñ é o objetivo do PL, é por isso que nem se toca no assunto e vamos ser sinceros ninguém no brasil quer saber de segurança, eles querem é tirar vantagem, por isso que o teto hj é o que é, e quem tem uma opinião séria sobre o assunto é muito mal visto pela grande maioria dos jogadores existentes. Afinal estamos no brasil.

Na minha opinião se este "PLzinho furreco/fuleco" tivesse descrito que todas as armas de paintball só podem ser usadas dentro do teto de 280fps e as de airsoft no teto de 350fps, que acima desse teto elas seriam consideradas arma de fogo, e por ai seria porte ilegal de arma, crime e etc e tal, eu ficaria mais tranquilo.
Parece muito ríspido, muito rígido e certamente é, mas muitos jogadores ou iriam desistir do brinquedo e o resto iria se enquadrar na lei e passariam a jogar com um limite de segurança maior. Com isso diminuiriam os casos de lesões, machucados e banguelas nos games.

Este post reflete exclusivamente a minha opinião pessoal sobre este assunto.

Ass:

Tiago D'Avila


Bom ai vai o link da noticia e tirem vcs mesmos as suas conclusões.

Segurança Pública aprova regulamentação de jogos de ação paintball e airsoft

Nenhum comentário:

Postar um comentário