Regras e Segurança

O airsoft é um esporte maravilhoso, com inúmeras qualidades, mas como qualquer atividade física envolve alguns risco, mesmo que controlado. Por isso não temos como continuar a falar de airsoft sem passar antes por um dos pontos principais que devemos cuidar sempre, que é a nossa segurança na prática do airsoft.

Quando vamos falar de segurança, o que mais escuto é outros jogadores sempre dizendo:
- Sempre trate a arma de airsoft como ARMA REAL!!!

Ok isso realmente é um excelente conselho, mas o que acabo vendo é que simplesmente termina ai. Os veteranos do esporte recebem os novatos seja em campo, jogo e principalmente em fóruns da internet e apenas repetem umas das muitas falas prontas do esporte que é "Sempre trate a arma de airsoft como arma real".
Só que esquecemos que precisamos instruir os novatos sobre como lidar como armas reais, visto que a grande maioria que se interessa pelo airsoft, possivelmente nunca tenha visto, manuseado  e principalmente recebido qualquer tipo de instrução ou treinamento com arma de fogo, sendo todo o conhecimento bélico dele vindo de filmes, tv e games em geral, sendo muito comum o vermos acontecer como o descrito na imagem a seguir:







Como já descrito no texto, as AEGs são armas de pressão, como dito são "armas", deste modo precisam de cuidados especias tanto para o manuseio, quanto para o transporte.
Abaixo segue algumas recomendações quanto ao uso delas:
- Sempre transporte a sua arma de pressão na caixa, bag, sacola ou case, desmuniciada, sem o magazine e sempre com a documentação dela, seja a nota fiscal ou CR+CII.
- Uso da ponta da arma pintada de laranja ou vermelho vivo sempre!
O uso da ponta laranja é lei, então não interessa se ela deixa menos tática a tua arma preta, sempre use a ponta laranja pintada, no quebra-chamas, supressor falso, unidade tracer, ou qualquer outro acessório ou peça que seja a ponta da arma.
- Nunca aponte a arma para algo que não tenha a intenção de alvejar!
- Nunca olhe para dentro do cano!
- Nunca dispare contra animais!
- Nunca deixa a arma de pressão ao alcance de crianças!
- Nunca use a arma de pressão em locais públicos, não destinados ou autorizados a prática do airsoft.
Nunca use a arma de pressão em locais públicos onde veículos, pedestres e passantes possam surgir sem aviso.
O uso em locais públicos podem causar acidentes e possíveis problemas com as autoridades.
- Mantenha o dedo sempre fora do gatilho, até o momento do disparo!
- Sempre mantenha o cano apontado para uma direção segura!
A popular posição sul, onde o jogador mantem sempre a arma de pressão apontada para o Chão(posição Sul).
- Sempre use proteção ocular apropriada!


A seguir o trecho do Manual básico de segurança criado e usado pela CombatZone Community, que trata especificamente sobre proteção ocular.

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOSO único item OBRIGATÓRIO como item de segurança é a PROTEÇÃO OCULAR. Ela pode ser dividida em 3 tipos:

- Óculos: Óculos com lentes especiais para aguentar impacto de alta velocidade. Nesse ítem é OBRIGATÓRIO uso de uma tira elástica nas hastes para evitar que os óculos saia do rosto por acidente.

- Goggles: São óculos de proteção mais vedados onde não tem frestas em volta da lente e usa lentes especiais para aguentar impacto de alta velocidade.

- Full Face Mask: São máscaras especiais que além do goggle tem uma proteção extra para orelhas, nariz e boca. As mais usadas são as de Paintball.


SEGURANÇA FORA DE JOGO (Safety Zone)
Antes do jogador sair da área de jogo ele deve seguir a risca essas ações:

1.- Retirar o carregador da arma de pressão.


2.- Em modo SEMI efetuar 3 disparos (mínimo) em direção segura para ter certeza que não sobrou nenhuma BB no cano.


3.- Passar o seletor de tiro do modo SEMI para o modo SAFE (travado).

4.- Postar a arma na posição sul e no caso de pistolas/revólveres sempre por no coldre.

Somente depois de fazer todos esses passos o jogador sai do campo de jogo e nesse momento estará apto a retirar a proteção ótica.
Na Safety Zone não é permitido o disparo de nenhuma forma. Para isso use a área indicada.







Mais adiante vamos discutir questão de segurança como regras especificas sobre força e velocidade das AEGs, visto que no Brasil diversos grupos, comunidades e eventos usam regras e padrões distintos apesar da similaridade entre elas.

O Chulé de Coturno como membro da CombatZone Community adota as regras da comunidade como parâmetro de uso.

Diferente do que é visto pela internet a fora, as regras básicas de segurança desenvolvidas pela CombatZone Community foram baseada nos anos de experiencia da comunidade tanto com o paintball como  airsoft, sempre somando os conhecimentos adquiridos.
Não entramos no mérito de qual regra de segurança é melhor, apenas ressalto que elas são resultado da experiencia na prática e do cuidado que temos com a segurança de todos os participantes.




Segue abaixo o texto na intrega do Manual Básico de Segurança da CombatZone Community:

MANUAL BÁSICO DE SEGURANÇA

BUROCRACIA
- Deverá ser apresentada a Nota Fiscal ou a CII de todas AEGs, Springs e GBBs. Sem as mesmas o jogador não poderá jogar.
- Deve ser apresentado a CII ou Nota Fiscal de lunetas de no máximo 5x de aumento por 35mm de diâmetro. Lunetas com maior magnificação e diâmetro de objetiva são de uso restrito. Somente com permissão do Exército.
- Todas armas devem ter a marcação vermelha viva ou laranja na ponta do cano(Pintado).

FPS
Cronagem feita com BB’s 0,20g.
Não será considerado o uso de munição mais pesada como justificativa para diminuir o FPS.

AEG:
- MÁXIMO 380fps

SNIPER:
Uso obrigatório de BB de gramatura maior ou igual a 0.25g para jogo. Mas a cornagem será com 0.20g.
- MÁXIMO 500fps

PISTOLA/REVOLVER/ SHOTGUN (GBB/AEP):
- MÁXIMO 320fps


Regras a serem seguidas por todos os participantes da comunidade da CZ

EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS
O único ítem OBRIGATÓRIO como ítem de segurança é a PROTEÇÃO OCULAR. Ela pode ser dividida em 3 tipos:

- Óculos: Óculos com lentes especiais para aguentar impacto de alta velocidade. Nesse ítem é OBRIGATÓRIO uso de uma tira elastica nas hastes para evitar que os óculos saia do rosto por acidente.

- Goggles: São óculos de proteção mais vedados onde não tem frestas em volta da lente e usa lentes especiais para aguentar impacto de alta velocidade.


- Full Face Mask: São máscaras especiais que além do goggle tem uma proteção extra para orelhas, nariz e boca. As mais usadas são as de Paintball.


ÍTENS OBRIGATÓRIOS

Sem esses itens o jogador não está apto a participar das atividades:

- Pano Vermelho
 
- Pisca Pisca Vermelho: para jogos noturnos
 
- Apito
 
- Dog Tag ou outro meio de Identificação do jogador.
 
ÍTENS PROIBIDOS/CONTROLADOS


- Não é permitido nenhum tipo de mira a laser.
 
- Não é permitida a entrada em local de jogo portando armas de fogo.
 
- Pirotecnia: Se o local permitir somente será aceito bombas explosivas, de fumaça e iluminação de fabricação industrial. 
 
- Granadas e minas terrestres: Somente minas e granadas industrializadas.


SEGURANÇA DURANTE O JOGO


Óculos/Goggles/Full Mask: Durante todo jogo e dentro da área de jogo é obrigatório uso do seu equipamento de proteção ocular. Em nenhum momento deve ser retirado na área de jogo. Em caso de algum jogador tiver que retirar sua proteção, deverá ser avisado a todos com o uso de um apito executando vários salvos, que remete o significado de emergência. Nesse momento todos os jogadores vão “esfriar” suas armas (mesmas ações feitas para sair da área de jogo). O jogo é parado até o momento que o problema for resolvido.
Tiros em Full Auto e Semi: Somente deverão ser dados tiros em FULL AUTO em distância maior a 10 metros. Distâncias menores ou em ambientes fechados (casas, salas, dentro de edificações,...) o jogador só pode efeturar disparos em modo SEMI.
Tiros a curta distância: em distâncias menores de 10 metros o jogador se tiver a oportunidade deve render o adversário que pode acietar ou não a rendição. Se não for possível a rendição somente poderá ser efetuado disparos em modo SEMI e de preferencia na área do torço do adversário, evitando disparos na cabeça e rosto.
Outro artificio de rendição que pode ser usado é o “Barrel TAG”, onde o jogador se tiver a oportunidade de modo furtivo chegar perto do adversário e gentilmente tocar o cano da arma no braço do adversário e falar “Barrel TAG”. Esse ato é válido como morte por faca (Knife Kill). O adversário é obrigado a aceitar a morte, por pano vermelho e sair de jogo.
Tiros de Sniper: o jogador que estiver desempenhando a função de “sniper” não pode entrar em jogo sem uma arma de backup e só poderá efetuar disparos com sua arma de Sniper em alvos que estiverem à distância seguras de 30 metros no mínimo. Snipers com AEGs, só poderão efetuar disparos no modo SEMI. A quebra dessa regra acarretará em expulsão.
Se eventualmente tiver algum jogador jogando com armas iguais a de sniper, mas categorias diferentes de FPS (Rifle), a arma de Sniper receberá uma identificação com uma fita vermelha na luneta para ficar claro qual é a de categoria Sniper e só pode disparar a 30 metros no mínimo.
“Arma do capeta”: Também conhecido como “Tiro Irresponsável” ou “tiro cego” onde o jogador não vê onde está atirando, está proibido. A quebra dessa regra acarretará em expulsão.

SEGURANÇA FORA DE JOGO (Safety Zone)

Antes do jogador sair da área de jogo ele deve seguir a risca essas ações:

1.- Retirar o carregador da arma de pressão.
 
2.- Em modo SEMI efetuar 3 disparos (mínimo) em direção segura para ter certeza que não sobrou nenhuma BB no cano.
 
3.- Passar o seletor de tiro do modo SEMI para o modo SAFE (travado).
 
4.- Postar a arma na posição sul e no caso de pistolas/revólveres sempre por no coldre.
 
Somente depois de fazer todos esses passos o jogador sai do campo de jogo e nesse momento estará apto a retirar a proteção ótica.
Na Safety Zone não é permitido o disparo de nenhuma forma. Para isso use a área indicada.

Atos que levam a expulsão.

Portar Armas de fogo.
Retirar a máscara/óculos em local de combate.
Abrir fogo contra jogador já eliminado ou rendido em ato de má fé.
Excesso de tiro.
Jogador eliminado abrindo fogo.
Contato físico com outro jogador adversário / e seu equipamento sem seu consentimento.
Brigas (contato físico).
Snipers disparando a distancia inferior a 30 metros.
“tiro cego” ou “arma do capeta”
Disparar a arma em modo Full-Auto dentro de edificações ou em distancias menores de 5 metros.
Usar sem o consentimento da organização artefatos pirotécnicos.
Uso de drogas ou álcool durante o evento.
Discussões ou desacato com a equipe organizadora do jogo.



SEMPRE TRATE A ARMA DE PRESSÃO COMO SE FOSSE ARMA DE FOGO CARREGADA.









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